Little Island – Novo parque “flutuante” de Nova York

20 de julho de 2021

Nova York realmente é a cidade que nunca para. Tá sempre se renovando, se reinventando e, com certeza sempre que vier à cidade vai ter coisa nova pra fazer, conhecer, experimentar. Recentemente a cidade ganhou um novo parque (ou seria uma ilha?) e finalmente pude conferir a Little Island que fica localizada no pier 55, entre as ruas 13 e 14 do lado Oeste de Manhattan. Vem comigo!

foto crédito: Little Island Site

HISTÓRIA DA REGIÃO | Gosto muito de buscar a história dos lugares e saber como que mudou através do tempo e sobre a região do Hudson River Park, incluindo a Little Island descobri que, durante a época da colonização americana a tribo Lenape usava a região como acampamento sazonal de caça e pesca e comercializavam as coisas ao longo do Rio Hudson.

・Entre 1910 e 1935, o pier 54 serviu de porto pra viagens transatlânticas operada pela empresa britânica Cunard-White Star. Inclusive, bem na entrada dá pra ver o arco que era a entrada antiga do prédio no pier 54.

O que sobrou da entrada do pier 54.

・Em 1912, os sobreviventes do desastre do Titanic chegaram pelo pier 54 a bordo do RMS Carpathia.

・Em 1915, o RMS Lusitania partiu do cais 54, apenas para ser afundado por submarinos alemães na costa da Irlanda cinco dias depois como uma vítima da Primeira Guerra Mundial.

・Depois ficou sem uso até o início dos anos 80 e se tornou um refúgio pra a comunidade LGBTQIA+, sendo um lugar seguro longe do assédio e discriminação.

・ Em 1998, virou parte do Hudson River Park sendo palco para eventos de verão e séries de concertos.

・Em 2012, o furacão Sandy gerou caos em toda a cidade e também danificou vários piers ao longo do Rio Hudson, incluindo o Pier 54.

COMO TUDO COMEÇOU | Em 2013, o casal Barry Diller (presidente executivo da Fox) e Diane von Furstenberg fizeram uma parceria entre a Diller-von-Furstenberg Family Foundation e o Hudson River Park Trust com uma solução pra reparo e reativação do Pier 54 depois do furação Sandy. Foi aí que nasceu a Little Island no Pier 55, a ideia era de um novo espaço público com uma experiência imersiva com natureza e arte pra a comunidade.

A obra custou 260 milhões de dólares e o projeto foi assinado por Thomas Heatherwick, o mesmo arquiteto do Vessel, no Hudson Yards. A estrutura é sustentada por 280 estacas de concreto, cada uma tem formato único pesa 75 toneladas formando uma folha flutuando no Rio Hudson.

A entrada do parque é gratuita, mas precisa reservar o horário pelo site se você for a partir do meio-dia, porque eles estão controlando a quantidade de pessoas na ilha. Mas se você for entre as 6h as 12h não precisa reservar.

Mapa do parque

Reservei meu horário pra as 16h porque queria ver o parque antes e ficar pra assistir ao por do sol. O clima tava ótimo no dia, um solzinho com um ventinho bem gostoso. Assim que entramos virei pro lado e já vi o “The Playground”, tipo uma praça de alimentação com alguns trailers de comida e bebida, e algumas mesas e cadeiras.

Depois fomos começar a explorar o parque e encontramos o “The Amph”, o anfiteatro do parque com aproximadamente 800 lugares onde já estão acontecendo apresentações. Vale checar a programação do dia da visita. Já ficamos um pouco por ali vendo uma apresentação de sapateado (que eu amo). Em vários momentos da nossa visita, sempre que escutávamos algum som vindo do Anfiteatro a gente corria pra lá pra assistir. Já adianto que foi nosso lugar preferido do parque!

Depois chegamos ao “Southwest Overlook”, que fica no ponto mais alto – e mais lotado do parque, onde temos uma nova perspectiva da cidade. De lá podemos ver o Financial District, Hudson River, Nova Jersey (que fica do outro lado do rio), a Estátua da Liberdade beeem lá no fundo e também o Whitney Museum, que fica suuuper perto e o comecinho do Highline Park. De outros pontos do parque podemos ver o Empire State Building e o Edge também. Como já dá pra perceber pelo lado de fora, o parque é todo irregular e tudo acessível por escadas e rampas, só achei os espaços um pouco apertados pra a quantidade de pessoas, levando em conta que a cidade não tá recebendo ainda a quantidade normal de turistas. De lá também podemos ver uma obra bem ao lado da Little Island, fui pesquisar e descobri que vai ser a primeira praia pública de Manhattan e que vai inaugurar em 2023. Já estou curiosa pra ver como vai ser!

Vale a pena mencionar que o jardim do parque tá a coisa marlinda do mundo. São aproximadamente 400 espécies de plantas e árvores, fazendo com que a diversidade de espécies faça parecer um jardim encantado de tão lindo que ficou!

Ficamos até o por do sol, que vimos perto do ponto mais alto do parque e foi lindo nesse dia. Antes de sair voltamos pro antiteatro pra ver o que tava rolando e acabamos ficando mais um tempo por lá, vimos várias apresentações e por fim uma dupla onde uma menina tocava Arpa e a outra tinha uma voz tão linda cantando “Wicked Game” do Chris Isaak, que é uma das minhas músicas preferidas da vida, com o rio bem atrás delas. Coisa marlinda! Nada mal pra terminar a noite, né?

Dá pra aproveitar a visita a Little Island e conhecer um pouco do West Village, adoro ficar andando por lá, tem muito restaurante legal, cafés, casinhas fofas, ruas calminhas, o Whitney Museum que fica quase de frente, dá pra andar pelo Highline Park até o Hudson Yards também.

Pra complementar o post, fiz esse vídeo no meu canal do Youtube, aproveita pra se inscrever por lá pra receber notificações dos próximos vídeos. Tem bastante coisa que ainda não conheço na cidade e coisas novas surgindo, então quero muito compartilhar com vocês! Então assistam, curtam, comentem e compartilhem meu conteúdo pra ajudar na divulgação.

CLIQUE AQUI pra reservar seu horário de visitação.

📍 Pier55 in Hudson River Park

Quem já vai colocar a Little Island no roteiro?

Um beijão e até o próximo post,

❤️

You Might Also Like