Nova York tem vários hidden gems ou tesouros escondidos pouco explorados pelos turistas e a Roosevelt Island é um desses lugares. Ela é uma ilha bem pequena que fica localizada entre Manhattan e o Queens e tem 3km de extensão e 240 m de largura, beem pequena, o que é bom porque dá pra conhecer ela toda em 1 dia. Uma curiosidade é que quem assistiu o filme Homem-Aranha de 2002 – ainda com o Tobey Maguire – vai lembrar que ela aparece em algumas cenas do filme. Quem lembra?
HISTÓRIA ROOSEVELT ISLAND
A ilha já foi chamada de Minnehanonck pela tribo indígena Lenape and Varkens Eylandt (Ilha do Porco) na época que os holandeses dominavam a cidade de Nova York e depois que os ingleses – red coats pra quem assiste Outlander – derrotaram os holandeses 1666 liderados pelo capitão John Manning, logo após ele renomeou a ilha pra Manning Island. 20 anos depois o genro de Manning, Robert Blackwell virou o proprietário e mudou o nome pra Blackwell Island e seu bisneto construiu a Blackwell House em 1796, que é o prédio mais antigo da ilha e a 6ª casa mais antiga de Nova York.
Além de vários hospitais, a ilha também ja teve uma prisão, que foi inaugurada em 1832 e os últimos prisioneiros só saíram em 1935, quando a penitenciária de Rikers Island foi aberta.
A ilha ficou conhecida como Welfare Island ou ilha do Bem-Estar quando era usada principalmente para hospitais, de 1921 a 1973, quando foi renomeada como Roosevelt Island (depois de Franklin D. Roosevelt) em 1973 em homenagem ao ex presidente.
COMO CHEGAR NA ROOSEVELT ISLAND
Tem muitas formas de chegar na ilha, uma delas é pegando a linha F do metrô, tem também a linha laranja do Ferry (Astoria Route), mas a forma mais legal de chegar lá é de TRAM, que você pega na rua 59 com a 2ª avenida e que faz o percurso até a ilha. Sempre digo que ele é a melhor forma porque chegar na ilha já se torna um passeio e você tem uma perspectiva diferente da cidade, dá pra passar pertinhos dos prédios, ver o East River de cima, da pra ver a ilha completa de cima do bondinho, lindo demais e custa apenas $2,75, mesmo preço do metrô e o trajeto dura ~ 4 minutos. Aquele passeio bom, bonito e barato!
Uma curiosidade é que antigamente o acesso a ilha era feita com trolleys, tipo o bondinho de Santa Teresa no Rio e vinham pela ponte Queensboro Bridge, que foi inaugurada em 1909 e que tinha uma parada no meio da ponte e um elevador que descia na ilha, isso até 1957. Depois ônibus começaram a fazer a mesma rota e no começo dos anos 70 começaram a pensar em outra forma de levar as pessoas até a ilha, foi aí que veio a ideia do bondinho, que começaram a circular em julho 1976.
Notem que na saída do TRAM tem um kiosk de Visitor Center, lá funcionava o kiosk pra comprar os tickets do trolley.
O QUE FAZER NA ROOSEVELT ISLAND
Visitamos a ilha pela primeira vez em 2015, ainda como turistas e desde então é um dos meus lugares preferidos de Nova York. Muita coisa mudou na ilha de lá pra cá, então tem bastante coisa pra ver e fazer por lá.
VISITAR PRÉDIOS HISTÓRICOS | Acho muito legal poder ver esses prédios de perto e não ficar imaginando na minha cabeça ou ver fotos antigas e na ilha ainda podemos ver alguns desses prédios que contam um pouco da história desse lugar.
・SMALLPOX HOSPITAL
Esse prédio mais parece um castelo no estilo neogotico, na verdade foi um hospital inaugurado em 1856 que serviu pra isolar e cuidar de pacientes com variola e chegou a tratar 7 mil pacientes por ano até 1875. Depois virou dormitório pra as enfermeiras e nos anos 50 foi abandonado até então. E dizem que é um dos prédios assombrados da cidade.
・BLACKWELL HOUSE
É o prédio mais antigo da ilha e a 6ª casa mais antiga de Nova York.
・CHAPEL OF GOOD SHEPHERD
Capela do Bom Pastor que é de 1888, fica bem na rua principal da ilha, onde fica o centro comercial.
・OCTAGON TOWER
Originalmente em 1841 foi inaugurado como um hospital de saúde mental e hoje faz parte de um condomínio de prédios da ilha.
・ROOSEVELT ISLAND LIGHTHOUSE
Farol de pedra no estilo gótico, tem 15 metros e é de 1872 no Lighthouse Park. Reecentemente foi adicionado ao parque esculturas em homenagem a jornalista Nellie Bly. Foi um dos lugares que mais amei quando viemos como turistas. Tava tudo branquinho de neve e foi onde fizemos uma guerra de neve pela primeira vez.❤️
・CHERRY WALK
Saindo dos lugares históricos, vamos falar de natureza? Vamos! Durante a primavera, a Roosevelt Island é um dos melhores lugares pra contemplar as cerejeiras porque tem um corredor imenso nas margens do East River e com uma vista linda pra Manhattan. Tem vários banquinhos ao longo do caminho pra sentar e aproveitar o momento.
・SAIBA MAIS SOBRE AS CEREJEIRAS NA ROOSEVELT ISLAND
・FRANKLIN D. ROOSEVELT FOUR FREEDOMS PARK
O parque fica no extremo sul da ilha, leva o nome da ilha e faz referência ao discurso “Four Freedoms” que ele fez em 6 de janeiro de 1941. É um lugar super calmo, tem duas fileiras de árvores que deixam o parque lindo e que são ótimos pra sentar, fazer picnic e curtir um pouco.
・SANTUÁRIO DE GATINHOS
Bem próximo ao Four Freedoms Park e ao Smallpox Hospital fica esse Santuário de gatinhos, sou apaixonada por gatinhos e sempre fico um tempão parada olhando essa pequena mansão, que além de gatinhos também aparecem por lá os patinhos e esquilos moradores da ilha. A coisa MARLINDA!
・CORNELL UNIVERSITY
Estivemos aqui pela primeira vez em março de 2015, quando viemos como turistas e de lá pra cá muuuita coisa mudou aqui na ilha, como a área que fica atrás do Cherry Walk, que na época era um terreno com uma construção e onde em 2017 foi inaugurado um Campus de tecnologia, business, direito e design da Cornell University – a Cornell Tech – no mesmo complexo tem o Tata Innovation Center que é uma empresa bem conhecida na área de tecnologia.
・GRADUATE HOTELS
Nessa mesma área fica o Graduate Hotel, que é o primeiro hotel da ilha e amei que a decoração do hall é tipo uma biblioteca, tudo a ver já que fica na área da universidade, né? Os quartos tem uma vista incrível pra a cidade. No térreo do hotel tem um restaurante Anything at All, que qualquer dia vou lá pra um brunch e conto tudo pra você, combinado?
・PANORAMA ROOM
No 18º andar do Graduate Hotel, fica o Panorama Room que é o primeiro rooftop da ilha, fomos no brunch, a comida tava muito gostosa, os drinks são muito lindos e instagramáveis, mas o melhor mesmo é a vista maravilhosa pra Manhattan, Long Island City, Brooklyn e pra a ilha. Fomos no brunch mas já quero voltar à noite pra ver o por do sol e as luzes da cidade.
・CENTRO COMERCIAL
Como a ilha é beeem pequena, não tem taaantas opções de restaurantes, cafés e etc. Mas é na Main st. que vocês vão encontrar o “básico” pros moradores viverem na ilha sem precisar sair dela pra tipo ir no mercado ou farmácia. Lá também é onde fica a área residêncial, onde de acordo com o Censo de 2020 moram 11,722 pessoas.
・COMO SE LOCOMOVER PELA ROOSEVELT ISLAND
Dá pra fazer tudo andando – o que gosto muito – porque consigo ver as coisas com mais calma, mas se você quiser pode alugar uma bicicleta em alguma estação da CitiBike. Outra opção é o ônibus vermelho da ilha, ele é circular e o melhor de tudo é que é gratuito.
CLICA NO PLAY pra acompanhar em vídeo o dia que passamos na ilha e que mostramos e contamos os detalhes pra vocês. Não esqueçam de se inscrever no canal pra receber notificação dos próximos vídeos e me sigam no Instagram (@julianamaltablog) que tô sempre postando nosso dia a dia por lá. Vem com a gente!
E aí, o que vocês mais gostaram da ilha?
❤️