MET CLOISTERS: CONHEÇA O ÚNICO MUSEU MEDIEVAL DAS AMÉRICAS QUE FICA EM NOVA YORK

17 de outubro de 2023

Nova York transpira arte e tem alguns dos museus mais incríveis e famosos do mundo, mas você sabia que Nova York tem o único museu da América dedicado à arte Medieval? Se você assim como eu AMA a Era Medieval ou quer conhecer algum museu fora daquela rota tradicional, você vai amar conhecer o Met Cloisters – um museu de Arte Medieval que é uma filial do museu Metropolitan e que fica em uma colina do Fort Tryon Park, um dos meus parques preferidos da cidade e que fica a coisa MARLINDA no Outono, inclusive já tem vídeo no canal sobre isso. Tanto o museu quanto o parque são duas jóias “escondidas” e pouco exploradas da cidade.

HISTÓRIA

A história do museu começa com George Barnard, ele era escultor e foi até aluno de Rodin. Enquanto ele trabalhava na zona rural da França, ele complementava a renda procurando e vendendo esculturas medievais e fragmentos arquitetônicos e daí foi montando também sua coleção. Depois dessa temporada na França, voltou pros Estados Unidos e resolveu abrir um museu pra guardar a coleção dele de arte medieval pra que as pessoas pudessem visitar e aprender sobre a arte da idade média e que servisse de inspiração pros jovens artistas. O nome do museu era Barnard’s Cloisters e parecia mais uma igreja.


Mas Barnard não sabia lidar muito bem com as finanças e teve que colocar o museu a venda em 1924. Aí entra o Rockefeller Jr. – que amava arte e foi ele quem comprou o museu e doou pro Museu Metropolitan, e ainda presenteou o museu com mais de 40 obras de sua própria coleção de arte medieval.


Em 1927, o Museu Metropolitan sentiu necessidade de um prédio maior pra fazer um filial e Rockefeller Jr. financiou a conversão de 66 acres do Fort Tryon Park e ainda comprou as terras dos Palisades em Nova Jersey – que fica na frente do museu – pra garantir uma vista bonita do e chamou o arquiteto Charles Collens que era especialista no estilo neogotico pra fazer o projeto do museu e ele foi construído usando material de cinco claustros medievais franceses.

O QUE VER NO MET CLOISTERS

O museu conta com um acervo de 5 mil peças, mas nem todas em exposição: coisas de metal, pintura, escultura, livros e tecidos medievais, entre séculos 12 ao 15.

Um dos principais objetos em exposição são as Unicorn Tapestries ou Tapeçarias de Unicórinio – que foi doada pelo Rockefeller Jr – são 7 peças datadas do século 15 e são chamadas de “A caça so Unicórnio”. Uma curiosidade pra quem é fã de Harry Potter é que, uma das tapeçarias serviu de inspiração pra um papel de parede da sala comunal da Grifinória.

CLOISTERS OU CLAUSTROS

O nome cloisters vem de claustros, que são tipo passarelas/caminhos que circulam um pátio aberto que levam a outros prédios monásticos e são umas das coisas que fazem desse museu um dos mais bonitos que visitei até hoje. Na primavera tem muita florzinha, borboletas e plantinhas lindas embelezando os pátios. Dá pra sentar lá e descansar um pouquinho, olhar a vista linda pro Rio Hudson – já que o museu fica em uma colina e tem uma vista privilegiada, tomar um café, ler um livro e etc. antes de seguir com a visita.

O museu também tem um café, que foi minha primeira parada antes de começar a visita. O espaço fica em um dos claustros e um lugar super calmo com passarinhos cantando e borboletas passeando pelas plantinhas do jardim.

FORT TRYON PARK

O museu fica dentro do Fort Tryon Park que é um parque super lindo com vista pro rio Hudson e do Palisades, que são formações rochosas tipo um paredão do outro lado do rio, em Nova Jersey. Vale super a pena passear por lá antes ou depois da visita ao museu. Um dos meus lugares preferidos do parque fica logo na entrada e se chama Heather Garden, um jardim lindo com uma variedade incrível de plantinhas e florzinhas durante a primavera e verão.

A área onde o Fort Tryon Park fica localizado teve um papel significativo na Revolução Americana. Durante a ocupação britânica de Nova York, entre 1776 e 1783, o local era conhecido como Fort Washington. Em 1776, as forças americanas construíram o Fort Washington na tentativa de proteger a ilha de Manhattan contra os britânicos. No entanto, em novembro de 1776, as tropas britânicas, lideradas pelo General William Howe, atacaram e capturaram o forte, resultando na prisão de cerca de 2.800 soldados americanos.

A captura do Fort Washington foi um golpe significativo para os americanos durante a Guerra da Independência. Isso permitiu aos britânicos consolidar seu controle sobre Nova York e influenciar a situação militar na região. O episódio destaca a complexidade e a importância estratégica da cidade de Nova York durante o conflito.

Portanto, o Fort Tryon Park é um lugar que possui uma conexão histórica com a Revolução Americana, principalmente através do Fort Washington, e hoje em dia é um ponto turístico popular em Nova York, oferecendo aos visitantes uma combinação única de história, cultura e natureza.

Heather Garden no Fort Tryon Park

COMO CHEGAR AO MUSEU MET CLOISTERS

Para chegar ao Museu Met Cloisters em Nova York, você tem algumas opções de transporte. O Cloisters é um museu dedicado à arte medieval e está localizado no Fort Tryon Park, no extremo norte de Manhattan.

Aqui estão algumas formas de chegar lá:

  1. Metrô:
  • Pegar a linha A do metrô até a estação 190th Street, que é a estação mais próxima do museu. Depois vai caminhar mais ou menos uns 10 minutos por dentro do parque, é só seguir as placas pra chegar até chegar ao museu ou colocar “Met Cloisters” no Google Maps pra ver o caminho até lá.

2. Ônibus:

  • Dependendo de onde estiver dá pra ir de ônibus. As linhas M4, M98 ou M100 vão até a área do Fort Tryon Park.

3. Uber/Táxi:

  • Se quiser ir uma opção mais direta e confortável, você também pode pegar um Uber ou táxi até o museu.

4. A pé ou de Bicicleta:

  • Se gosta de caminhar ou pedalar e ir aproveitando o caminho – principalmente se tiver com o clima bom – pode alugar uma bicicleta pelo Citibike ou colocando o caminho pelo Google Maps e ir andando.

INGRESSOS E HORÁRIOS

O ingresso custa:

  • Adulto: 30 dólares
  • Idosos: 22 dólares

Mas se você for residente de Nova York, Nova Jersey e Connecticut, você pode pagar o quanto quiser, mas precisa apresentar a ID pra comprovar a residência.

CLICA AQUI pra comprar os tickets!

Horário de funcionamento:

Quintas às Terças: 10h – 17h (Fechado às quartas)

Fechado também no dia do Thanksgiving, 25 de dezembro e 1º de janeiro.


You Might Also Like