Você sabe o que significa ser nômade digital? Basicamente são pessoas que conseguem – com ajuda da tecnologia – exercer seu trabalho de qualquer lugar do mundo. Ou seja, é como se fosse um home office, só que o home seria o mundo. Pra falar sobre isso chamei meu amigo Fernando Kanarski, um publicitário curitibano que aderiu a esse estilo de vida há pouco mais de 4 anos, nesse tempo já conheceu 48 países e todo ano quando visita Nova York, uma de suas cidades preferidas, conversamos muito sobre isso então resolvi gravar e compartilhar com vocês. O vídeo ficou um pouco longo, mas conversamos sobre tudo: como tudo começou, o planejamento, como organiza o tempo, clientes, minimalismo, dinheiro, viagens e entre outras coisas, os perrengues da vida de nômade digital porque mesmo parecendo um vida de sonho, também tem os perrengues e as dificuldades de viver pelo mundo à fora.
O vídeo tá bem informativo e cheio de dicas tanto pra quem gosta de viajar quanto pra quem pensa em se tornar nômade digital, espero que gostem!
Fernando pelo mundo:
Alguns links do que Fernando falou no vídeo:
• Travel ‘n Tech, o blog dele, onde fala sobre viagens e tecnologia – como já diz o nome – e o Instagram dele, onde compartilha as fotos das viagens e dicas por onde passa.
• Manifesto Nômades Digitais, do site Nômades Digitais, do casal Eme e Jaque, que foram um dos pioneiros no Brasil e que também são donos dos sites Hypeness e Casal Sem Vergonha.
• NomadList, site que tem o ranking das melhores cidades pra se viver como nômade e faz um comparativo das cidades em relação a custo de vida, internet, segurança entre os fatores.
• World Nomads, o plano de saúde que ele usa quando está viajando.
• N26 e TransferWise, os cartões que ele usa pra evitar fazer câmbio em todas as viagens e também o IOF.
• Google Fi, operadora do Google que permite usar internet sem roaming e sem precisar mudar de SIM card a cada país.
❤️