Gastronomia :: Bolo de chocolate

IMG_9383

 

Oi Pessoal, tudo bem?  Hoje vim trazer pra vocês a receita do meu bolo favorito (e dos meus amigos e amantes de chocolate da família também). Sim, é um bolo com muuuuito chocolate…hahaha. Fiz esse bolo para o aniversário do namorado e aproveitei e fiz uns bolinhos menores com a mesma massa, mas usei confetes ao invés do granulado. E segundo Ele, estavam muuuuito bons (modéstia parte)! Para fazer o bolo + os bolinhos eu dobrei a massa e o recheio e para assar os bolinhos usei uma forma de silicone. 😉

Então, vamos ao que interessa?

Massa

3 xícaras de farinha de trigo

3 xícaras de açúcar

1 xícara de chocolate em pó

1 xícara de água em temperatura ambiente

1 xícara de óleo

3 ovos inteiros

1 colher de sobremesa de fermento

IMG_8845gg

*Para minhas receitas uso sempre esses copos que tem a mesma medida de uma xícara de chá.

Recheio/Calda

1 lata de leite condensado

3 colheres de chocolate em pó

1 colher de sopa de margarina

1 ovo

IMG_8869

Modo de preparo

1 – Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma redonda ou retangular.

2 – Bata na batedeira os ovos com o açúcar até que obtenha um creme bem leve. Sem parar de bater, adicione a farinha de trigo aos poucos e o chocolate em pó. Em seguida, junte a água, o óleo e bata até que fique homogêneo. Acrescente o fermento por último e misture delicadamente. Despeje na forma untada e leve para assar no forno preaquecido por 25 à 30 minutos, dependendo do seu forno. Para saber se o bolo já está assado é só espetar um garfo ou um palito no centro do bolo e se o garfo sair “limpo” é sinal de que o bolo já está pronto. Retire do forno e reserve.

3 – Em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate em pó, a manteiga e a gema do ovo, mexendo sempre em fogo baixo até começar a borbulhar (quase o ponto do brigadeiro, mas não chega a soltar do fundo da panela). Retire a panela do fogo e deixe esfriar. Bata a clara em neve e só adicione  quando a calda estiver fria*!

4 – . Depois que o bolo esfriar, desenforme e corte-o ao meio para rechear.Espalhe o recheio sobre uma das metades do bolo, cubra com a outra metade e, por fim, cubra o bolo todo com a cobertura. Decore com o chocolate granulado ou confetes ou o que preferir.

 

IMG_9413

E os bolinhos mais fofos que já fiz! 😀

 

Espero que tenham gostado da receita e se repetirem em casa, compartilhe aqui com a gente o resultado, ok?

Um suuuper beijo!

– Fabi

 

Comentários sobre Gastronomia :: Bolo de chocolate